Mitre Realty alcança 100% das metas de ESG e reforça práticas sustentáveis no setor imobiliário

A Mitre Realty, incorporadora e construtora referência em empreendimentos de alto padrão, encerrou 2024 com 100% de cumprimento das metas ambientais, sociais e de governança (ESG). O desempenho reforça o posicionamento da companhia como uma das líderes do setor em práticas sustentáveis e inovadoras.

Entre os principais destaques do ano estão o reaproveitamento de mais de 30% dos resíduos gerados, a conquista da pontuação B no CDP – avaliação internacional que mede o desempenho ambiental das empresas e organizações, sendo essa a melhor nota alcançada no setor – e a obtenção da certificação AQUA-HQE em três empreendimentos, selo que atesta a sustentabilidade na construção civil, garantindo padrões elevados de qualidade ambiental, eficiência energética e conforto para os usuários. A empresa também obteve o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, resultado da transparência e robustez no controle de emissões.

Além disso, a empresa avançou na neutralização das emissões de escopo 1 e 2, referentes às emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa provenientes de suas operações, reforçando o seu compromisso com a redução do impacto ambiental e a promoção de uma economia de baixo carbono.

Outro marco importante é a manutenção da Mitre Realty pelo segundo ano consecutivo na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que reconhece companhias com as melhores práticas ESG no mercado financeiro. Em 2025, a empresa também foi incluída no ICO2, índice que reúne organizações comprometidas com a gestão eficiente das emissões de carbono. Paralelamente, foram identificados e levantados os riscos climáticos, iniciando uma gestão efetiva.

Entre 2023 e 2024, a Mitre Realty conseguiu reduzir a taxa de intensidade de emissões – indicador que relaciona as emissões de gases de efeito estufa por metro quadrado construído –, demonstrando avanço na eficiência ambiental das operações.

A seguir, veja mais sobre as conquistas da empresa em várias frentes.

Sustentabilidade: Gestão eficiente de recursos e redução de impactos

A Mitre concluiu a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de todos os projetos lançados em 2024, incorporando conceitos de arquitetura sustentável desde a concepção dos empreendimentos. A empresa também iniciou a implementação de chuveiros de vazão controlada, com expansão prevista para novas obras em 2025.

A gestão de resíduos foi aprimorada: a proporção de caçambas segregadas cresceu 86% em relação ao ano anterior e o índice de reaproveitamento atingiu 30,54%. A partir de 2025, os lançamentos das linhas Origem, Raízes e Haus passarão a seguir os critérios da certificação AQUA-HQE, conquistada na modalidade Empreendedor AQUA no início deste ano.

Diversidade: Equidade de gênero e valorização de diferentes perfis

No eixo social, todas as obras iniciadas em 2024 contaram com ao menos uma mulher na equipe. A empresa também estruturou um projeto-piloto para formar uma equipe feminina dedicada à área de Assistência Técnica. Internamente, 42% dos cargos executivos e 52% dos cargos de gerência hoje são ocupados por mulheres.

A Mitre encerrou o ano com 501 colaboradores diretos, sendo 37,12% mulheres. A diversidade etária também é representativa: 13% têm mais de 50 anos, enquanto 32% têm menos de 30 anos. A companhia também promoveu campanhas de conscientização sobre temas como diversidade racial, inclusão de pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIAPN+.

Talentos e cultura corporativa: Formação e inovação na gestão de pessoas

A Mitre também priorizou a formação de talentos desde o início da jornada corporativa, com o lançamento de um programa-piloto de estágio nas áreas administrativas. Em 2024, 43 estagiários ingressaram na empresa, com um índice de satisfação (NPS) de 88 pontos, considerado excelente. Trinta estudantes foram efetivados ao longo do ano.

A companhia realizou 207 admissões, sendo 42% destas mulheres. Investimentos em ferramentas com inteligência artificial também modernizaram os processos de recrutamento, ampliando a eficiência e a assertividade na seleção.

Compromisso social: Apoio a comunidades e ações de impacto

A atuação social da Mitre gerou resultados expressivos em 2024: foram mais de R$ 120 mil investidos em iniciativas de impacto, mais de 2 mil pessoas diretamente beneficiadas e mais de 5.600 itens arrecadados em campanhas sociais. A empresa se tornou mantenedora do Mozarteum Brasileiro, por meio da utilização de recursos incentivados via PROMAC, fortalecendo seu apoio à cultura. Também foi reconhecida com o prêmio de Melhor Projeto de Ação Social em 2024 graças à parceria com a Construide, que promove melhorias habitacionais para famílias em situação de vulnerabilidade.

Estratégia ESG: Transparência, integração e engajamento

A Mitre opera com base em sua Política de Sustentabilidade, aprovada pelo Conselho de Administração, e estruturada em seis eixos estratégicos: Cadeia de Fornecimento, Gestão de Resíduos, Mudanças Climáticas, ACV e Consumo de Recursos, Transparência e Responsabilidade Social.

Ao longo de 2024, a empresa promoveu ações de engajamento com colaboradores e clientes, como o programa Conexão Compliance e ESG e o desenvolvimento dos One Pages ESG, que apresentam aos clientes o desempenho em sustentabilidade dos empreendimentos em construção.

Visão de futuro: Novos padrões e mais eficiência operacional

Para 2025, a companhia está intensificando a adoção de práticas sustentáveis e operacionais. Um exemplo é a implementação do modelo lean na engenharia, voltado à otimização de processos e redução de desperdícios.

“A Mitre, cada vez mais, olhará para o ESG como parte importante da estratégia de crescimento. Estamos reforçando nosso compromisso com a qualidade de vida dos nossos clientes, colaboradores e de toda a sociedade”, diz Fabrício Mitre, Diretor-Presidente da Mitre Realty.

Sobre a Mitre

Com mais de 56 anos de experiência no mercado imobiliário e inúmeros empreendimentos de sucesso, a Mitre Realty utiliza as técnicas mais modernas de gestão, concepção, execução e relacionamento, tendo como pilares a excelência, a inovação e a transparência. A marca levou ao mercado a experiência de MORAR COM UM “M” A MAIS, mudando a relação de cada cliente com seu imóvel Mitre. O aplicativo Mitre Experience traz benefícios exclusivos, serviços e todas as informações sobre os empreendimentos da incorporadora e construtora MITRE, além do Mitre Selection, uma seção dedicada a dicas gastronômicas.

 

Carina Morpurgo
11992988784
[email protected]
By King Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *